
80% dos casos de cegueira são evitáveis, basta organizar a sua agenda e criar o hábito de ir a um oftalmologista para realizar consultas de rotina. São essas consultas regulares em médicos especializados que ajudam a identificar os problemas antes que se agravem.
Para aumentar a conscientização sobre esse assunto, toda segunda quinta-feira do mês de outubro é comemorado o Dia Mundial da Visão. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a proposta de alertar sobre a importância de realizar exames periódicos e de cuidar da saúde ocular.
De acordo com o oftalmologista do IOVV, Dr. Gustavo Federici, essa campanha é essencial. “A visão desempenha um papel fundamental na qualidade de vida! Por isso, nós incentivamos muito as campanhas educativas voltadas para a saúde dos olhos porque é uma forma de mobilizar as pessoas para que elas cuidem de seus olhos e procurem um oftalmologista regularmente”, disse o médico.
Dr. Gustavo Federici ainda explica que muitas doenças oculares poderiam ser tratadas em estágio inicial evitando assim uma possível cegueira. “Se o paciente recebe um diagnóstico precoce de doenças como catarata, glaucoma, ceratocone, degenerações maculares, entre outras, as chances de ter sucesso no tratamento aumentam muito mais”, reforça Dr. Gustavo Federici.
As inovações na medicina e avanços tecnológicos estão revolucionando a forma de tratamento das doenças oculares, oferecendo resultados impressionantes e melhorando muito a condição dos pacientes. No Instituto dos Olhos de Vila Velha, o corpo clínico domina técnicas avançadas e estão sempre se atualizando para trazer o que há de melhor e mais moderno para os seus pacientes.
“A tecnologia e a ciência estão caminhando juntas com o propósito de auxiliar os tratamentos. Mas queremos reforçar para todos a importância de procurar um oftalmologista com frequência porque assim você cuida da sua saúde ocular e evita problemas visuais mais graves”, ressalta Dr. Federici.