O mês de agosto é marcado pela campanha “Agosto Cinza”, dedicada à conscientização sobre a catarata. O médico Oftalmologista do Instituto de Olhos de Vila Velha (IOVV), Gustavo Federici Mendes, explica que a catarata é uma das principais causas de perda de visão no mundo, especialmente entre pessoas acima de 60 anos. “A catarata ocorre quando o cristalino, a lente natural dos olhos, perde a transparência, tornando a visão embaçada, turva ou amarelada” ressalta o oftalmologista.

Gustavo Federici Mendes esclarece que esse processo geralmente está ligado ao envelhecimento natural, mas também pode ser provocado por traumas oculares, uso prolongado de certos medicamentos, doenças como diabetes, ou até mesmo surgir desde o nascimento (catarata congênita). Entre os sintomas mais comuns estão visão nublada, dificuldade para enxergar à noite, sensibilidade à luz e percepção alterada das cores.

“A catarata não pode ser prevenida com colírios ou medicamentos, mas o diagnóstico precoce e o acompanhamento oftalmológico são essenciais para indicar o momento certo de tratamento. A única forma eficaz de corrigir o problema é por meio de cirurgia, na qual o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular transparente. O procedimento é rápido, seguro e oferece grande melhoria na qualidade de vida” disse o médico oftalmologista do IOVV, Gustavo Federici Mendes.

O Instituto de Olhos de Vila Velha, conta com tecnologia de ponta e equipe especializada para o tratamento da catarata. O Dr. Gustavo Federici Mendes, referência no assunto e membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, oferece atendimento individualizado, avaliando cada caso com atenção e precisão.

Neste Agosto Cinza, reforçamos a importância de cuidar da saúde ocular. Se você tem sintomas de catarata ou faz parte do grupo de risco, procure avaliação médica. Cuidar da visão é preservar a sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos ajudar?